Assistência SocialNotícias

6ª Conferência Municipal de Assistência Social de Estrela Dalva

Realizada nesta quarta-feira (25/08) a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social de Estrela Dalva, evento promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, sob a responsabilidade e organização da Secretária Eliane Brum Garcia Bittencourt e teve como palestrantes a Odontóloga Drª Samira Moreira Bittar de Medeiros Cassaro e o Psicólogo Dr. Hugo Dias de Carvalho.

O cerimonial de abertura teve a execução do Hino Nacional Brasileiro e, pela primeira vez, teve a emocionante apresentação do Hino Municipal de Estrela Dalva, interpretado pelo próprio autor, o escritor Paulo Marcelo Ribeiro de Araújo.

Ouça o Hino de Estrela Dalva na voz do próprio autor:

Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com
financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir
proteção social”, a Conferência teve cinco eixos de debates englobando os seguintes temas:

EIXO 1 – A proteção social não contributiva e o princípio da
equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais
no enfrentamento das desigualdades.

EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para
uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos
para a garantia dos direitos socioassistenciais.

EIXO 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a
importância da participação dos usuários.

EIXO 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a
articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como
garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.

EIXO 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e
Emergências.

Durante a conferência, que é coordenada pela Secretaria de Assistência Social, e conta com representantes governamentais, não-governamentais, sociedade civil e estudantes; além dos discursos das autoridades presentes e das palestras, foram discutidas e aprovadas propostas para melhorar o trabalho de assistência social, na ocasião também aconteceu a eleição dos Delegados, que irão levar as demandas do município para a Conferência Estadual, que será realizada em Belo Horizonte.

Veja e ouça abaixo o discurso da Secretária de Assistência Social, Eliane Brum Garcia Bittencourt:

O Prefeito Diego Coutinho participou da conferência e discursou para os demais presentes falando sobre a importância do apoio da Assistência Social para as famílias em vulnerabilidade social, principalmente neste momento tão difícil, de pandemia, onde todos que fazem parte da administração pública precisaram se reinventar para conseguirem enfrentar a situação adversa. O prefeito destacou que o município de Estrela Dalva tem sido referência em suas ações de combate à pandemia e em especial a Secretaria de Assistência Social tem contado com a colaboração de empresários, produtores rurais e da população em geral, a quem o prefeito fez questão de prestar seus agradecimentos.

Veja e ouça abaixo o discurso do Prefeito Municipal, Diego Coutinho da Costa:

Veja alguns momentos da 6ª Conferência Municipal de Estrela Dalva :